A origem do hang loose

Nasceu do surf um dos gestos mais usados para posar para as fotos, o hang loose. Na verdade sua origem é uma das lendas do surf, que você irá descobrir logo adiante.


Hang loose significa estar calmo, é um jeito de dizer às pessoas que você está feliz e no controle de determinada situação.

Há um tempinho, no Brasil, graças ao programa 15 minutos da MTV, o mini-hang loose virou febre. Todo mundo fazendo o sinal com os três primeiros dedos da mão. O que quase ninguém imagina é que o criador (verdadeiro) do hang loose não poderia fazê-lo na versão miniatura.

A lenda ou o fato histórico (aí vai depender se você acredita ou não nessa história) conta que antigamente, no Havaí, os reis mais corajosos disputavam as maiores e melhores ondas. Vem daí que o rei Tahito, mais conhecido como Moiheka, viajou do Tahiti até o Havaí surfando todas as ondas que encontrou pelo caminho. Encontrou o melhor ponto num local chamado Mokaiwa, na ilha de Kauai. Viveu por vários anos nessa ilha e tinha o costume de se arriscar nas altas ondas locais e saudava a todos enquanto surfava. Foi aí que nasceu o Hang loose. Em uma luta Moiheka perdeu três dedos da mão, sobrando-lhe apenas o polegar e o mínimo, e era com essa mão que ele acenava para as pessoas. Em forma de retribuição e homenagem, as pessoas passaram a saudá-lo com os três dedos das mãos abaixados.