Tow in

Tow in


Cada modalidade tem a sua história. Algumas começaram de forma inusitada e outras surgiram da vontade de superar limites e no tow in não é diferente. Tudo começou em 1967, quando Herbie Fletcher pensava em uma máquina para pegar as enormes paredes que quebravam em Honolua Bay. Alguns anos depois ele já testava o protótipo da Kawasaki que transformou seu sonho em realidade.

Mas foi só em 1975 que ele começou a pilotar o jet ski que deixava rastro de gasolina por onde passava. A evolução foi gradativa e ano após ano a máquina evoluiu até que Herbie encontrou com Tom Carroll, Martin Potter e Gary Elkerton em Pipeline no ano de 1986, os surfistas resolveram pegar carona para aproveitar as enormes ondas.

A lenda viva do surfe Laird Hamilton surge nesse ponto da história. Ele e seu amigo Buzzy Kerbox pegavam ondas grandes em alto-mar sem a metade do esforço e sem enfrentar o tumulto que outros surfistas enfrentavam. Já em Maui, Gerry Lopez descobriu um ponto, chamado pelos pescadores de Jaws, que tinha águas profundas, ondas enormes e perfeitas que se tornou o cenário ideal para a prática da mais nova modalidade de surf.

Hamilton, Kerbox, Lopez, Angullo, Pete Cabrinha, Darrick Dorner, Dave Kalama, Mike Waltz, Rush Randle e Bob Haskins foram desbravadores das ondas de Jaws, revezando a prancha e o jet-ski. O tow in foi revelado ao mundo em 1994 no filme Endless Summer II, que levou as primeiras imagens de surfistas sendo rebocados por um jet-ski para dentro de grandes paredes